domingo, 16 de junho de 2013

Depoimentos do Grupo 5 Ler e escrever

Depoimento de Mauro Salvador Ler e Escrever
Caros companheiros sou natural de são Paulo, minha família morava próximo ao complexo da penitenciária  do Carandiru e meus avos eram do sul de minas trabalham na lavoura de café,lembro vagamente deles. Meu pai homem de uma caligrafia invejável muito inteligente, minha mãe  utilizava o polegar direito para sua assinatura,quando necessário, logo soubemos que na cidade de Mauá tínhamos condições de comprar  um terreno.  Mudamos para Mauá cidade de poucos habitantes muitas matas,estradas de terra,uma cidade que os pais de famílias, vinham apenas  para dormir ,na grande maioria trabalhavam na capital o acesso a cidade era por via férrea,as famosas Maria fumaça movida a óleo.
Começo a dar meus primeiros passos com a ajuda de meu papai com sua caneta de pena e o velho tinteiro ,que letra linda que ele tinha como queria escrever como ele, ai começo a ser alfabetizado por meu pai e complementando no grupo escolar  Adelaide, bons tempos lendo histórias em quadrinho, meu predileto era o poderoso Thor filho Odim, deus do trovão até fiz uma tatuagem que trago aos longos dos anos.meu filho o valente Brucce, o Valente e por mim a conta pois seu nome foi inspirado em Bruce Wayne,Batman.
Como viajava por céus em uma velocidade incrível ,que poder a leitura e capaz de nos levar a um universo imaginário.
Depoimento de Marli Henriques Caetano Novo

Eu também já tive a oportunidade e o prazer de trabalhar com o EJA e posso declarar que é uma experiência incrível... Ensinamos, mas também aprendemos muito com eles... com toda a experiência e esforço deles, crescemos como pessoas...
A alegria de ver estes alunos do EJA aprendendo, lendo, entendendo e resolvendo exercícios é uma sensação inesquecível e que nos dá sentido a nossa profissão...
Parabéns a todos que se dedicam a este desafio e esta profissão...a esta jornada...

Colegas!!! Hum... o que posso dizer sobre a minha experiência de leitura e escrita. 
Se remete as histórias que ouvi quando criança, pelos meus avós que eram Portugueses 
e gostavam de contar histórias sobre suas origens. Era um prazer ouvi-los e imaginar cada 
situação vivenciada por eles. Quando comecei a ler tive dificuldades, porém aos poucos 
consegui superá-las. Quanto a escrita sou fã das letras, porém sou insegura já que não 
tive uma experiência muito boa quando comecei a ser alfabetizada, mas isso não me 
impede de escrever o que sinto e vivencio.

Comentei anteriormente sobre a dedicação dos Alunos do EJA, mas gostaria de ressaltar que os meus alunos do Curso Regular do Ensino Fundamental tem demonstrado a mesma dedicação e resultado em relação a escrita e leitura... Eu tenho contato na Escola onde leciono com uma Professora Auxiliar que tem feito um trabalho muito bom sobre alfabetização e observamos que os alunos estão evoluindo e conseguindo um ótimo resultado com as diferentes atividades que ela vem desenvolvendo com muita criatividade (alfabeto móvel...) ... Outro bom exemplo é uma Professora readaptada que administra a Biblioteca e tem conseguido incentivar a leitura e envolvimento dos alunos... Ou seja, pessoas comprometidas e dedicadas a ajudar o Grupo Gestor com a missão de educar...

Depoimento de Martha Soares de Carvalho Campos 

Sou de uma família bastante pobre e eramos em oito filhos melhor somos graças a Deus ,pena que meu pai já não está conosco.Faleceu a 2 anos. Eles também contavam muitas histórias para nós, minha mãe adorava contar histórias de príncipes e princesas ,meu pai contava os causos engraçados de fantasmas,lobisomem , defuntos que levantavam dos caixões, morríamos de medo mas adorávamos ouvir seu causos. Tenho muitas saudades desse tempo , acho que hoje os pais esqueceram de como isso é importante de vida de seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário